Dia Mundial das Crianças Desaparecidas


Dia Mundial das Crianças Desaparecidas assinalado
Portugal aponta data com divulgação do número de emergência europeu



A data foi escolhida porque em 25 de maio de 1979, Etan Patz, de 6 anos, desapareceu a caminho da escola, nas ruas Nova Yorque. Lamentavelmente ele nunca foi encontrado, mesmo com a polícia indicando um suspeito.

O desaparecimento de Etan foi o primeiro de numerosos casos de destaque nos Estados Unidos, o que deu origem à colocação de imagens de crianças desaparecidas nas embalagens de leite e, finalmente, ao Dia Internacional de Crianças Desaparecidas.


Em Portugal, a data é apontada com uma campanha de divulgação do novo número de emergência europeu (116000), que passa a funcionar 24 horas por dia.

O número já se encontra disponível, no entanto, a partir desta segunda-feira, passa a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, avança o Correio da Manhã.

O Instituto de Apoio à Criança dirigido por Manuela Eanes promove a iniciativa.

Desde o início do ano foram dadas como desaparecidas 24 crianças com idades até aos 12 anos, tendo sido todas encontradas, segundo dados da Polícia Judiciária. Dos 148 casos registados em 2008, apenas dois estão ainda por resolver.

Sara Santos, Tatiana Mendes, Sofia Oliveira, Pamela Santos, João Teles, Cláudia Sousa, Jorge Sepúlveda, Rui Pedro e Madeleine McCann estão ainda desaparecidos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), 70% das crianças desaparecidas em 2008 eram do sexo feminino. O maior número de casos (75%) registou-se na região Norte, seguindo-se a região da Grande Lisboa (25%).

A vice-presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Patricia Cipriano, citada pelo jornal, explica que, em Portugal, os principais motivos para o desaparecimento de crianças são a fuga ou o rapto parental.

Com uma percentagem bem mais pequena surgem os desaparecimentos por rapto criminoso, como a prostituição infantil, em comparação com outros países europeus.

O número de emergência europeu está disponível, a partir desta segunda-feira, em dez Estados-membros da União Europeia - Portugal, Bélgica, Eslováquia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Polónia e Roménia.

Fontes: Correio da Manhã e ABN

ORIENTAR É PREVENIR
Converse sempre com a criança. Explique que você precisa saber com quem e aonde ela vai estar. Peça que deixe endereço, telefone e o nome de uma pessoa responsável. Determine a hora em que ela deve estar de volta.
Quando a criança estiver brincando na rua, procure ficar atento. Compartilhe essa tarefa com seus vizinhos. Ensine que ela nunca deve se afastar de casa sem dizer para onde vai e muito menos sem pedir permissão.
A carona ainda é o meio mais comum para o desapa-recimento de crianças. Explique que, mesmo que a criança conheça a pessoa que está oferecendo a carona, só deve aceitar depois de pedir permissão.


1 comentário:

  1. Importante as pessoas lerem isto...
    Bem ajas!
    Já vi, que comentáste a minha foto de quando eu era pequenino...a tomar biberão!
    Ronrons!

    ResponderEliminar

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris