Pedagogo, Educador ou Professor?

Olá povo, tudo bom? Espero que sim. 
Mais um dia graças a Deus, hoje em casa de folga, feriado no município onde trabalho, sempre bom uma folguinha logo na segunda-feira, rsrsrs.

Dia 20 foi comemorado o dia do Pedagogo e gostaria de conversar com vocês um pouco sobre essa profissão. Em destaque deixo aqui o nome do revolucionário na área da pedagogia -  Frederico Fröbel foi o primeiro pedagogo alemão a criar brinquedos didáticos as crianças e abriu um jardim de infância na Alemanha.

A ideia mais luminosa com que este visionário contribuiu para a pedagogia foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo e não meramente receptivo: «O homem é uma força autogeradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior». 

Leia mais sobre Fröbel e renove suas esperanças - pedagogo! 


Ser pedagogo não é ser um professor, mestre, orientador, educador, mediador, diretor... é muito mais...

Pedagogo  é o profissional formado em Pedagogia, o qual atua em processos pedagógicos, e também educativos ou seja, processos relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos, levando sempre em consideração a legislação vigente. O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o do professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem, assim como, identificando as dificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional. (http://www.infoescola.com/profissoes/pedagogo/#)

Agora nos vimos muitas vezes fazendo papel de pais de alunos. Isso me entristece muito, pois faltam limites dentro de casa e não culpo somente os pais e/ou as crianças.  Elas vem para a escola cada uma com suas manias, falta de educação, mimos, sem limites, não sabem se comportar, não respeitam os mais velhos, falam o tempo inteiro, não se concentram. Mas porque essa meninada de hoje anda assim?

No corre corre da vida, os pais substituíram o dar atenção por dar celulares, tv´s, video-games...etc... e na escola as crianças vão levando a vida - sem muitas responsabilidades nem preocupações, pois os pais não tem muito tempo de ver o caderno do filho, de perguntar se tem deveres para fazer, como foi o seu dia. 
É uma triste realidade, mas é o que mais temos visto nas escolas. 

E o nosso papel como Pedagogo onde fica? Vamos educá-los? Ensiná-los? Seremos seus Mestres?

Como no Brasil a educação não é prioridade - não há investimentos - só retirada de direitos principalmente para os professores, vamos levando como podemos. Aulas pouco interessantes e alunos sem interesse.

Assim está nossa escola. Não estou muito tempo na "educação" mas infelizmente não posso dizer que irei me aposentar fazendo isso, (só Deus sabe) mas como andam as coisas, não haverá mais pedagogos doando-se de coração à sua profissão. Serão raros os que persistirem. Podem ter a certeza. Contando o que vemos no dia a dia de uma sala de aula, só quem vive lá é que sabe. 

Não sei se esse foi um desabafo ou uma reflexão, mas cabe uma "pensadinha" no assunto, quem sabe os novos "papais" possam tomar outras atitudes e educarem seus filhos para irem a escola aprender, expandir seus conhecimentos e não ocupar os professores na educação inicial de seus filhos.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris