Ditos populares, por Eliseu A Gomes

Olá gente, tudo bom?
Passando pelo blog Confeitaria Cristã, me deparei com este post, bem interessante e gostaria de compartilhar com todos vocês - uma realidade do dia-a-dia. Leia:

Por Eliseu Antonio Gomes

Sem ser uma pessoa fanática, alienada ou bitolada, ouço algumas frases de efeito como pensamentos que afastam o ser humano do Criador.
Este mundo jaz no maligno, e quem é cristão precisa ter sua mente renovada pela Palavra de Deus, isto é, não deixar que seu raciocínio seja guiado por filosofias construídas pelo sistema que se rebela contra a vontade do Senhor.

1 - Os fins justificam os meios.

Um dos pilares da filosofia de Maquiavel, este provérbio é totalmente anticristão. Induz pessoas a buscarem seus objetivos passando por cima de todos os princípios e virtudes. Jesus manda amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, amar os inimigos, enquanto Maquiavel prega que deve-se amar a si mesmo e Deus e os outros em nada importam.  
É claro que devemos ter metas e empreender esforços para conquistar o que queremos, porém, sem abandonar a fé e nem a ética. Amando a Deus e ao próximo, é possível nos realizarmos nessa vida (Salmo 37.4).

2 - Um é pouco, dois é bom e três é demais.

A solidão é ruim. O casamento é santo e a relação entre homem e mulher precisa ser à dois. No entanto, a relação do casal deve ser à três. Mas, a terceira pessoa triângulo na relação do casamento é Deus. Entre o marido e a mulher, o Criador do matrimônio deve estar presente, Ele é quem estabiliza a relação conjugal, dá a paz que todos os seres humanos precisam.

3 - A voz do povo é a voz de Deus.

Este ditado talvez seja o mais popular. Mas, jamais a voz do povo será a voz de Deus.

4 - Em terra de cego quem tem um olho é rei.

O ser humano precisa ter fé para agradar a Deus, e a fé é o firme fundamento das coisas que esperam e a prova das coisas que não se vêem. Ou seja, para viver no reino de Deus, a vista não é tão essencial como o adágio quer fazer parecer que seja.

5 - Uma andorinha só não faz verão.

É verdade, a andorinha solitária não é capaz de fazer verão. Mas um milhão delas reunidas também não fazem. Deus é quem criou as quatro estações, só Ele é capaz de conceder a primavera, o verão, o outono e o inverno. O Criador está acima de tudo, a história de torre de Babel é um exemplo de que não existe possibilidade de realizar projetos sem a permissão dEle.

6 - O que é bonito é para ser mostrado.

Principalmente os machões recitam essa frase para promover a perversão, a nudez pública de mulheres. Elas estão nuas e seminuas em passarelas, revistas, cinema e televisão.

7 - Olho por olho dentre por dente.

É trecho bíblico. Mas usa-se descontextualizado, porque não vivemos mais debaixo do Código Mosaico, que incitava a vingança. Nos dias da Dispensação da Graça, estamos sob o regime cristão. É preciso perdoar a todos, até os nossos inimigos.


8 - Homem não chora.

Jesus Cristo chorou. Existem dois relatos bíblicos afirmando isso. Na oportunidade da morte do amigo Lázaro, e quando estava diante de Jerusalém, na ocasião em que chegou montado em um burrinho. Tenho a convicção que voltou a chorar quando preso e torturado, pois as dores físicas que sentiu foram muitas.

9 - Diga-me com quem anda e direi quem tu és.

Jesus esteve próximo de beberrões e prostitutas. Nunca praticou o que essas pessoas praticavam, aproximava-se para levar as Boas Novas. Da mesma forma os evangelistas devem fazer, sair da reclusão das quatro paredes dos templos e apresentar o plano da salvação aos perdidos. A ordem de Jesus é ir ao mundo e pregar (Marcos 16.15-16).

10 - Antes só do que mal acompanhado.

Vale a mesma reflexão acima. (peço permissão, acrescento, eu Cristi@ne: nunca ande sozinho, mas sempre acompanhado, porém não se detenha no caminho dos pecadores e nem se assente na roda dos escarnecedores. #ficaadia)

E.A.G.

9 comentários:

  1. Várias frases que são usadas por todos
    Mas nem todos seguem neh...
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
    #ClickFB

    ResponderEliminar
  2. Oi Cris, ótimo post!
    Adorei as mensagens!
    Beijos e tenha uma ótima semana!!

    ResponderEliminar
  3. Oi menina estou aqui para te parabenizar pelo dia do blogueiro!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  4. Oi querida Cris, parabéns pelo dia do blogueiro amiga, desculpe por estar desejando atrasado, ontem eu não pude...
    Beijos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Há tanto tempo,
    não venho aqui menina
    Saudades tuas tenho.

    O teu Infinito está lindo,
    E tu estás sempre catita
    Gosto de te ver sorrindo
    É verdade, acredita!

    Se os fins justificam os meios,
    Então está tudo dito
    De nada tenho os bolsos cheios
    Em mentirosos não acredito!

    Como estás tu amiga,
    E o teu marido Fábio
    Por seres tão bonita
    Ele é um felizardo!

    Não te zangues com o Eduardo,
    Por ele escrever desta maneira
    O que escreveste por mim apreciado
    Cristi@ne bela amiga brasileira!

    Uma andorinha só não faz verão
    Preciso do macho para ser galada
    Com certeza, para dar continuação
    Sozinha não dá conta da filharada!

    Bom fim de semana, um beijo para você,
    um abraço para o teu Fábio.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga Cris
    A amizade verdadeira deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. E você marcou meu coração pois és uma pessoa mega especial e eu te gosto muito. Hoje é o dia do “Amigo virtual”, o nosso dia! Vim te trazer o meu carinho e estreitar os laços de afetividade que se criou em nós desde o dia em que nos conhecemos. Um dia feliz e iluminado!
    Beijos desta amiga que te admira
    Gracita

    ResponderEliminar
  7. A amizade verdadeira não fica na saudade ,
    mais gravada em nossos corações.
    Estou com muitas saudades beijos no coração.
    Carinhosamente desejo um feliz dia do amigo virtual.
    Que considero muito mais que real
    é através dessa telinha
    que conhecemos nossos reais amigos.
    Minha linda amizade.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  8. Oie miguinha..kkk falo muitas dessas frases show...legal!!!! ..um tempinho que ñ vinha te ver ..ia acabar com meu cantinho .mas resolvi dar uma chance para ele kkkkkkk ..tem postagem nova aparece !!!
    Encontrar um amigo é descobrir um tesouro e talvez seja até mais; pois um amigo é sempre alguém que traz mais consistência a nós: por existir...beijus feliz final de semaninha !!!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris