Dia Mundial Conscientização do Autismo

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, porém há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um “superpoder”. Os casos de genialidade são raríssimos.

 
O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110.

 



 
No meu grupo de trabalho, tenho 2 autistas, são uns queridos, apesar que um deles quando está nervoso ou ansioso, se auto-agride, por isso temos que lhes dar muita atenção e deixá-lo à vontade nessas horas.
Está sendo uma imensa experiência para mim e porque não dizer, gratificante, pois acabamos tendo amor recíproco com esses seres humanos que mesmo estando em seus "mundinhos"  precisam tanto de nosso amor e carinho.


Beijinhos Azuis e Infinitos

3 comentários:

  1. Boa tarde dinda querida!!
    Na escola que eu trabalho à tarde tem em um garoto de 4 anos chamado Teo que é autista e um dia, ele subiu no telhado da escola por uns buracos que tinham na parede e ficou 10 minutos lá no alto, correndo de uma lado para o outro. Depois o porteiro conseguiu pegá-lo. Ele tem muita habilidade motora. Ele está incluso com as outras crianças normais, mas acho que não é muito educativo para ele não. Atualmente a faxineira toma conta dele o tempo inteirinho, ou seja,a tarde toda.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Olá dindinha do meu coração! desculpe andar meio desaparecida... foram as últimas semanas do período na escola e tive mesmo mt que fazer... corrigir testes, lançar notas, reuniões... e ainda tenho o mestrado e a casa claro...

    Espero que perceba... :( Mas saiba que vc está smpr juntinho ao meu coração:)
    Ti doluuu muito! bjinhos 1000
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá dindinha querida:)
    Que bom a sua vistinha:) Fiquei muito feliz por ter já visto a sua salinha... ainda nem tinha tido tempo pra vir cá e dizer a novidade... :P

    Miga vim oferecer meu selinho de Páscoa e dizer que tb tem selinho no meu blog: My Lovely Miminhos, para vc: http://lovelymimos.blogspot.com/2011/04/selinho-seu-blog-merece-um-oscar.html

    Espero que goste!
    bjinhos 1000, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderEliminar

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris