Aleluia - O Messias - Handel


O Messias (The Messiah) (HWV 56, 1741) é um oratório de Georg Friedrich Händel. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. Narra a vida de Jesus Cristo.

O nome do oratório foi tirado do conceito judaico e cristão de messias. Para os cristãos, o messias é Jesus. O próprio Händel era um cristão devotado e a obra é uma apresentação da vida de Jesus e de seu significado de acordo com a doutrina cristã.

O Messias é a obra mais famosa de Händel (seguida somente por Música aquática) e continua imensamente popular entre todos os ouvintes de concertos anglófonos.
Apesar de Händel ter chamado seu oratório simplesmente Messias (sem o "O"), a obra é amplamente conhecida erroneamente por O Messias. Este título popular é tão comum que alguns leigos consideram errada a versão correta.

Apesar da obra ter sido concebida para a Páscoa e nela ter sido apresentada pela primeira vez, após a morte de Händel tornou-se tradição executar o oratório durante o Advento, o período preparatório para as festas do Natal, mais do que na Páscoa.

Os concertos de Natal quase sempre apresentam apenas a primeira parte do Messias junto ao coro "Aleluia", no entanto algumas montagens apresentam toda a ora como um concerto de Natal.

Hoje faz exatamente 250 anos que morreu Handel... morreu em Londres a 14 de abril de 1759. Está sepultado na abadia de West Minister.


Se quiserem assistir uma versão mais arrojada do "Aleluia" , eu recomendo esta versão do grupo Diante do Trono... vlw


http://www.youtube.com/watch?v=wZeH6w_4YYA




Sem comentários:

Enviar um comentário

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris