"Dia Mundial do Idoso"

Olá Amigos...
Hoje comemora-se o dia do Idoso em todo o mundo, quer dizer, deveríamos comemorar com festejos ou festividades, atividades, alegrias e pompas...digo isto, pois a cada dia que passa, vejo como o idoso é discriminado, deixado de lado, como se estivesse à beira da morte e não lhe ligam nenhuma...
Desculpem amigos, mas quero desabafar um pouco, não aguento ver tanta indiferença, tanta injustiça com nossos idosos.
.
Como sabem , estou a viver em Portugal e se não sabem ainda, grande parte da população aqui é idosa. Cerca de 1/3 da população. Estima-se que em 2050 a população idosa irá duplicar em Portugal. Imaginem, se hoje está um caos, nem quero pensar daqui há 40 anos...Meu Deus!
.
Antes de ontem fui ao centro de Lisboa com minha mãe e fiquei chocada com a falta de respeito e cidadania com uma idosa. Até tentaram de alguma forma ajudar, mas não o suficiente para tirar-lhe de uma situação precária, humilhante e vergonhosa.
Quando eu e minha mãe entramos numa loja, estava lá, uma velhinha deitada ao chão frio, toda encolhidinha. Fiquei assustada e logo corri e perguntei ao dono da loja o que se passava ali...ele disse então que ela estava cansada e quis deitar-se no chao. Eu porém, não crendo somente nisto, fui ter com a senhorinha, que devia ter uns 80 anos, e perguntei-lhe o que ela estava sentindo - se tinha dores, ou problemas cardíacos, de tensão, qualquer coisa... mas ela, coitadinha, disse que não, que não sabia...que só estava cansada e queria ficar ali só um bocadinho... eu fiquei intrigada, pois não é normal uma pessoa, ainda mais, idosa, estar cansada e querer deitar-se no chão e ficar toda encolhida por nada... alguma coisa ela estava sentindo ou prestes a sentir...
Chegou um policial e fez as mesmas perguntas que eu já havia feito e a velhinha nada de querer levantar-se. Eu disse-lhe que deveriam chamar os bombeiros para dar uma assistência a ela, pois não estava bem, suava frio...e o policial simplesmente disse: Ah! os bombeiros não vêm cá só para atender ela porque está assim e tal...(cansada ele não quis dizer). Eu já fiquei nervosa e ao mesmo tempo triste com tanta indiferença e falta de amor.
Mesmo assim, conseguimos sentar ela num banquinho e ela pediu para ir à casa de banho (banheiro), mas infelizmente na loja não havia uma casa de banho (imaginem... o dono que não quis deixar usar...Afff). Concluindo e resumindo, o policial levou a velhinha para a rua e deixou ela sentada num banquinho, enquanto foram ver se  alguém a conhecia ali por perto, pois ela morava por ali...então a coitadinha, evacuou-se toda no banquinho e não aguentando mais, caiu ao chão, deitou-se novamente e ali ficou...toda suja...encolhida na calçada da rua...gente, sem noção! Vocês não imaginam a cena que presenciei! Saí dali chorando com minha mãe...muito triste por ver tanto descaso...
Quando estávamos saindo, chegou uma mulher dizendo que a conhecia e que ia ajudar, mas que ela ttinha família e os filhos não ligam nenhuma para ela...nem mesmo os filhos!!!
.
Onde estão os governantes deste país, será que eles não irão envelhecer nunca? Devem pensar que não né, acham-se os donos do poder e da juventude quem sabe.
Infelizmente vemos coisas no dia-a-dia que nos deixa muito tristes e indignados, principalmente com idosos, pessoas que já deram suas vidas ao trabalho, a criação dos filhos, que lutaram muito e contribuem ainda com a Segurança Social (INSS) e contudo sofrem diante dos descaso de uma sociedade egoísta e desprovida de amor ao próximo.
.
Fiquei com aquela senhora em minha mente por muito tempo ainda, pensei até na D. Ana... (por serem quase da mesma idade) , pedi a Deus que tivesse misericórdia e a salvasse!
.
Quem não se preocupa com a velhice?! Todos nós nos preocupamos e ainda mais quando vemos umas cenas destas... Deus me livre!!
Entretanto, a velhice vem para todos, um dia ela chega...e só quero deixar registrado uma mensagem de Deus para você:

Semeie amor, atenção, gratidão, reconhecimento... para que mais tarde, venhas colher também... 
pois Deus é Justiça.
Se você tem um amigo idoso, seus avós ainda vivos, seus pais...os mais velhos em geral... vá até eles e lhes dê carinho, faça visitas regularmente, beije muito (eles amam beijinhos), façam o possível e o seu melhor, pois Deus se agrada e vai retribuir-lhes quando estiverem na mesma idade deles...
.
Grande Beijo e Abraço a todos idosos...pessoas mais velhas, 
terceira idade, melhor idade - como queiram chamar...rs

Espero ter tocado o teu coração
Fica com DEUS!

Em comemoração a este dia tão especial, posto aqui algumas
fotos de pessoas que estão no meu coração


 ( D. Ana com seu filho e nora )

 
 ( D. Ana , minha mãe e Fernando )

 
( D. Ana com meu marido )


( Meus avós paternos no casamento da minha prima )


( Minha tia-madrinha e meu sogro )


( Minha mamãe )


( Meu papai )

"Para o idoso a vida se renova a cada amanhacer
Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris