Dia do Professor - no Brasil

Olá Amigos, tudo bem? Espero bem que sim!
Hoje não  podia deixar de passar por aqui  e postar um mensagem sobre este dia tão especial, apesar de estar fora do Brasil, não quer dizer que me desligo das coisas do meu país...não mesmo! Raízes, são raízes e me orgulho de ser BRASILEIRA !
Pois bem, hoje dia 15 de outubro comemora-se no Brasil o Dia do Prof. rsrs que por acaso, é o meu ofício.
Sinto em não estar exercendo no momento minha profissão, mas creio que num futuro bem próximo o estarei fazendo.
Vocês sabem como surgiu o dia do Professor no Brasil?
Pesquisando na net, achei um texto super legal e resumidinho, vou postar para vocês:



"No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
...
Legal não é? Eu admiro pacas esta profissão e por isso estudei Pedagogia. Muitos pensam que ser pedagogo, ser professor é só para "cuidar" de crianças, "olhar" as crianças... bem, pode ser isso também, mas é muito mais que isso!
Ser professor para mim é ir além das expectativas de um ser em vista ao seu crescimento intelectual;
é caminhar juntos e olhar na mesma direção para o futuro que nos aguarda;
é ter esperança de uma educação unificada e que o aprendizado atravesse fronteiras e cumpra seus objetivos;
ser professor é lutar, crescer, enfrentar barreiras, até sofrimentos, pois não somos tão valorizados como deveríamos, entretanto, pensem comigo: se não fosse um professor, como nasceriam os médicos? os advogados? os engenheiros? tantas e tantas profissões que obrigatoriamente precisam de um outro ser para que os ensine o ofício... e quem é este ser? o Professor.
.
Bem amigos é isso.
Desejo toda felicidade e sucesso aos professores, não só neste dia de comemoração, mas em todos os anos de sua carreira!
.
OFEREÇO ESTE SELINHO PARA TODOS OS SEGUIDORES E 
ESPECIALMENTE PARA OS EDUCADORES, QUE AMAM ESTA PROFISSÃO! 




Bjs da Cris

5 comentários:

  1. Olá Cris!
    Obrigada pela visita e pelo carinho!
    Amei o seu blog muito fofo!
    Passa lá no "Meu Cantinho" (http://lucienedemedeiros.blogspot.com) que tem selinhos pra vc.
    Eu teria que indicar 15 blogs mais faltava um por falta de opção, então acabei indicando o meu outro blog,rs.
    Bjks!

    ResponderEliminar
  2. Valeu Cristiane, e, estou seguindo seu lindo blog.

    bjs.

    ResponderEliminar
  3. Oie...so vim avisar que ainda não recebi tuas respostas sobre o ciclo 4 dos games não perde o prazo ok e até amanhã...Um beijão enorme..PS ainda nao tive tempo de procurar o esquema de aumentar os comentários(affss...to na correria)bjos

    ResponderEliminar
  4. Lindaaa!!! Obrigada pelo selinho e o que vc precisar é só falar!!! Vc tem twitter? Me mande o link!!! Bjss

    ResponderEliminar
  5. Luciene: obg pela visitinha, ja estarei buscando seus mimos tb ok? bjs

    Luiz: obg eu pelo carinho.

    Raquel:já mandei o email
    amiga...espero ter acertado tudo desta vez..rsrs

    Lê:obg eu por aceitar o selinho, vc é mto especial...bjs

    ResponderEliminar

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris