Dia da Liberdade em Portugal - 25 de Abril


O golpe de estado militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia D, 25 de Abril ou Revolução dos Cravos.

O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o Movimento das Forças Armadas MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%A3o_dos_Cravos



O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura.

Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!


Hoje estamos em feriado nacional aqui, mas ao meu ver ainda falta muita coisa para realmente este povo ter a liberdade que precisa...ou seja, para ser verdadeiramente uma nação democrática!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Fico muito feliz em receber seu recadinho, mesmo que seja um "Olá", viu? Fique a vontade! Deus te abençoe!
Beijinhos da Cris